Exposição de "Retratos de Sabedoria"

A notícia do jornal Viver a Nossa Terra sobre a minha próxima exposição:

Vai ser inaugurada, no dia 11 de Outubro, uma exposição de retratos do fotógrafo Pedro Couto intitulada “Retratos de Sabedoria”. A convite da Fundação Casa do Paço, de Airão São João (concelho de Guimarães), foram feitos retratos de 15 utentes daquela instituição, com idades entre os 71 e os 100 anos, para integrarem a exposição que dará início à semana de comemorações dos 15 anos daquele lar.

Fotografia: Marília Alves

Fotografia: Marília Alves

Segundo o fotógrafo, “em vez de retratar os idosos de forma pesarosa, a preto e branco, mostrando a sua idade e rugas, optamos por criar fotografias que mostram a energia e força destas pessoas”. Ao longo das sessões fotográficas, “o ambiente foi sempre muito descontraído e positivo” e “o resultado está à vista” com fotografias “com expressões que transmitem energia e boa disposição”. Com a interacção que lhe é habitual, Pedro Couto conversou com os idosos, ouvindo muitas histórias das suas vidas, criando assim à vontade para que as fotografias ficassem muito naturais, com bom humor e descontracção.

Muitos dos idosos mostraram-se “muito agradados com a sessão fotográfica e, como é habitual, ajudaram-me a escolher a seleccionada para a exposição”. Ouviam-se comentários positivos na sala de espera e nos corredores. As senhoras foram maquilhadas por Sónia Pereira da Zen Cabeleireiros.

semanaaberta.jpg

No fim do trabalho o fotógrafo confessou que estava “cansado, mas muito satisfeito por ter estado a conviver com um grupo tão diverso e interessante” e revelou que a única dificuldade que teve foi o facto de “alguns idosos terem dificuldades auditivas, e eu estou sempre a falar nas minhas sessões. Tive que improvisar.” “O meu trabalho consiste em conseguir de qualquer fotografado a melhor expressão, e aqui não podia ser diferente.”

Pedro Couto mostrou-se “muito sensibilizado com o convite que a Fundação Casa do Paço fez” e revela que “disse imediatamente que sim”. “Achei o projecto muito interessante e em conjunto com a equipa da Fundação” tudo foi preparado rapidamente. “Não conhecia a instituição e fiquei a gostar muito, tanto da arquitectura como do bom ambiente que lá se vive”.

A exposição estará patente e poderá ser visitada no átrio principal da Fundação Casa do Paço durante o decorrer da semana aberta “15 Anos a Cuidar”. O trabalho do fotógrafo pode ser acompanhado na página www.pedrocouto.pt, no Facebook @pcouto.pt e Instagram @pedro.couto