Exposição de "Retratos de Sabedoria"

Vai ser inaugurada, no dia 11 de Outubro, uma exposição de retratos do fotógrafo Pedro Couto intitulada “Retratos de Sabedoria”. A convite da Fundação Casa do Paço, de Airão São João (concelho de Guimarães), foram feitos retratos de 15 utentes daquela instituição, com idades entre os 71 e os 100 anos, para integrarem a exposição que dará início à semana de comemorações dos 15 anos daquele lar.

Read More

Fotografar roupa de cama ao ar livre

Fui fotografar roupa de cama em cenários de interior e ao ar livre para um cliente empresarial. Um trabalho cansativo com um resultado que me deixou muito satisfeito!

Read More

Caminhada nos Passadiços do Paiva

O dia começou cedo para ir participar na caminhada com a equipa da Netgócio aos Passadiços do Paiva. Boa disposição desde o início e a perspectiva de muitos degraus para subir e descer. Nada a que não estivesse habituado. Optei por não levar equipamento de fotografia. Só fui com o telemóvel. O dia estava com muito sol, poucas nuvens, e íamos fazer a caminhada ao fim da manhã.

Ainda assim, aproveitei para ir fazendo algumas fotografias. Não estava muita gente a fazer o percurso, o que permitia parar um pouco, tirar uma foto, e depois dar uma corrida para apanhar os outros!

Colagem de várias fotografias tiradas na Gola do Salto para conseguir enquadrar a queda de água e a montanha à frente

Colagem de várias fotografias tiradas na Gola do Salto para conseguir enquadrar a queda de água e a montanha à frente

A paisagem é muito variada, passando por zonas muito abertas e por outras no meio das árvores. Fiz algumas fotografias com o modo panorâmico do telemóvel para conseguir mostrar a grandiosidade de alguns locais.

Nas zonas de vegetação mais densa pude apreciar o serpentear dos passadiços. Como estava pouca gente, ouviam-se bem os pássaros e a água do rio.

Em alguns sítios a integração das estruturas com a natureza era perfeita. Parece que o percurso dos Passadiços nasceu com a serra e com o rio e esteve sempre ali!

São muitos degraus, mas fazem-se muito bem! :)

São muitos degraus, mas fazem-se muito bem! :)

Ainda deu tempo para pensar em preto e branco.

Ainda deu tempo para pensar em preto e branco.

Desta vez deixei a máquina fotográfica em casa e fiz todas as fotos com o telemóvel. Da próxima vez irei levá-la juntamente com o tripé, e num dia com tempo de descer ao rio e fazer algumas fotografias. 

Recomendo a toda a gente que visite este local. É muito bonito, bem construído, bem organizado. As paisagens são deslumbrantes e o contacto com a natureza é magnífico. Seja para ir fazer exercício ou para apreciar as vistas, neste equipamento passamos um dia muito bem passado.

Parque da Devesa em preto e branco

Num dia cinzento, uma visita ao Parque da Devesa.

Botas estragadas na Ponte Luiz I

Esta fotografia tem uma história engraçada que vou partilhar convosco.
Há algumas semanas fui ao Porto com intenção de fazer esta imagem. Mas estava com pressa e não tive a atenção necessária. A fotografia ficou má.
Passado algum tempo decidi voltar ao local para repetir a foto, desta vez com mais cuidado.

Estava nas pedras secas, muito perto do rio, com o tripé montado a enquadrar a ponte como queria. É bom estar ali. É sossegado. Passou um barco ao longe e por momentos parei para apreciar aquele momento.
Voltei à fotografia. Click! Click!
Pouco tempo depois... chegaram as ondas provocadas pelo barco! Corri pelas pedras acima com o tripé e a mochila, com as botas completamente encharcadas. E a rir-me. Com os pés molhados ainda fui fazer as outras duas fotos do Porto que publiquei nos últimos dias.

No dia seguinte foi o meu aniversário. Deram-me umas botas novas :)

Workshop e exposição de fotografia "Fotos de Prestígio"

No workshop e exposição de fotografia "Fotos de Prestígio" no Prestige Bar Lounge Club, em Famalicão. Juntamente com o Tiago Azevedo e o Miguel Lomba e com a moderação do Miguel Maia, uma interessante troca de ideias e experiências. Mostramos, com diferentes fotografias, que esta arte tem muitas vertentes e que pode ser explorada por todos.

As fotografias vão continuar expostas no Prestige Bar Lounge Club. Passem por lá para ver e tomar um café. Vale a pena!

(Fotografia: João Paulo Jota P DesignFotográfico)

Workshop de fotografia no Gerês

O Gerês foi o sítio escolhido para mais um workshop individual de fotografia.
O trabalho é orientado em função do que cada aluno pretende, desde a base teórica até à componente prática. Dos princípios essenciais da fotografia até diferentes técnicas de enquadramento e composição da imagem. Se quer aprender como melhorar as suas fotografias contacte-me.

Veja aqui mais informações acerca dos workshops individuais de fotografia.

100 anos da Leica

Está a decorrer a exposição "100 Anos Leica" na Casa do Território em Famalicão, junto ao Parque da Devesa. Há muito para descobrir, desde a história da marca até aos processos de fabrico. As máquinas Leica são feitas aqui há mais de 40 anos e é também essa ligação à região que se celebra com esta mostra.
Podem ver a galeria de fotos aqui: https://goo.gl/KwDLEu